quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

XI Volta da Pampulha (06/12/2009)

Volta da Pampulha (06/12/2009)

Neste fim semana, ocorreu umas das provas mais conhecidas no Brasil, “A Volta da Pampulha”, em Belô/MG. Esta corrida é uma das mais numerosas no Brasil, perdendo (acho) que para a São Silvestre, Meia Maratona do Rio (Yescom) e SP Classic (Corpore). Este ano com “12500” inscritos e 8236 concluíntes (Onde estão os 4264 restantes??)

Bom, esta corrida já estava sendo planejada desde Setembro, quando eu voltei aos treinos depois de 9 meses de inatividade. Acabei convidando uns amigos da minha assessoria (Dio’s Running Team) Frede, Sérginho, Guarnição, Alemão, Ponteiro e Alê, pra irem comigo. Aí acabei descobrindo que os #twittersrun também iam e acabamos combinando de ir uma galera bem grande pra lá (perto de 20 #twittersrun).

Eu e o Guto (@correguto), começamos a articular um grande encontro e como faríamos pra organizar este encontro, conseguimos alugar um ônibus, realizar um jantar de massas, retirada de kits para os #twittersrun, até reserva de hotel fizemos... (acho que vou abrir uma empresa de viagens pra corredor.. rsrsrs)

Veio o sábado (05/12) e a viagem pra BH. Fui pra Congonhas me encontar com meus amigos Frede e Guarnição, visto que os outros não puderam ir, por contusão ou operação, falta de treinos e até nascimento de filha de um deles..rsrs. Bom fomos num vôo da TAM das 08:58, mas atrasou quase meia hora, mas não sei como chegamos no horário previsto no site da TAM... rsrsrs Uma viagem tranqüila, chegamos e já pegamos o ônibus pra Pampulha pegar os Kits.



Chegamos ao Iate Clube na Pampulha e pegar os cerca de 20Kits da minha assessoria e dos #twittersrun, cheguei a ficar mais de 1h pra pegar todos os Kits, foi um tal de vai pra lá, vem pra cá e volta pra lá... Bom, já eram mais de 13hrs e estava saindo do Iate Clube, mas antes, tiramos uma foto com a Igreja da Pampulha ao fundo.



Chegamos ao Íbis e fomos recepcionados pelos #twittersrun Pati, Edu, Joel, Ju, Jota, Guto, Adriane, Guga e Rogério. Fizemos o check-in e fomos todos almoçar, já que eu e meus amigos Frede e Guarnição, estávamos morrendo de fome, pois lanche de avião não sustenta nada!!! Rsrsrs Após o almoço, fomos andando (debaixo de chuva) ao Mercado Central e comprar umas coisas mineiras...

Voltamos ao hotel e me preparei para o Jantar de massas no restaurante La Traviatta na Savassi. Quando cheguei ao Hotel, percebi que o kit do Jota (@correzecorre) não estava no meu quarto... Comecei a ficar despesperado, pois eu sou muito correto no que faço e odeio que as coisas saiam errado. E fiquei pensando no que fazer pro J. correr amanhã. Mas no fim de tudo, conseguimos “resolver” o problema.

Eu, como sempre, cheguei atrasado às 20hrs, até pq tava uma chuva danada em BH (chamamos BH este fim de semana de BH2O), não conseguíamos taxi... uma beleza!!! Mas chegamos ao restaurante, e já tinha uma boa galera no local. Fomos agraciados com a presença do corredor e jornalista Rodolfo Lucena (abaixo)





o ex-recordista mundial da Maratona Ronaldo da Costa (Berlin/1998)(foto acima), Harry (site Webrun), equipe da ESPN Brasil cobrindo o Fim de Semana dos Twittersrun. Abaixo mais fotos do jantar de massas.


Yeda, Lígia, eu, Lariza e Dorita


Frede, Eu e Guarnição.


Na parte de cima: @correguto, @joelleitao, @tresmeios_edu, @correzecorre, @blogdoharry, @patgomes1 e @juqcorre
Na parte de baixo: @cassiopoliti e @andzacarias


Na parte de cima: @blogdoharry, @correguto, @joelleitao, @gugakamei, Esposa Guto, @carolmborges
Na parte de baixo: @tresmeios_edu, @andzacarias e @patgomes1

Só sei que só fui conseguir comer era perto das 23hrs (Mas já estou acostumado a jantar muito tarde), mas só sei que foi muito legal o jantar, tínhamos reservado cerca de 40 lugares e apareceram mais de 50 pessoas!!! Um Sucesso!!!!

Bom, voltei pro hotel de carona com a Pat, Jú e Jota e fui dormir, pois já estava bem cansado e no dia seguinte tinha algo que eu teria de resolver com alguns anos anteriores... Pois ter feito 2 Pampulhas e ter quebrado, era demais pra mim. Tinha que resolver este problema!!!

Dormi muito bem (Adoro dormir no Íbis) e acordei às 06:15, tomei meu café com meus amigos Frede, Guarnição e o @cassiopoliti, às 07:15 estava no saguão do Hotel com todos me esperando para entrar no que chamamos de “Twitterbus”, entramos e estavam todos lá... eram 24 pessoas.


Por uma questão minha, eu sentei no fundo do ônibus, pois queria entrar em estado “alfa” de concentração total. Até o Guto (@correguto) veio falar comigo, me perguntando se eu estava cansado, o que eu tinha. Mas comigo estava tudo bem, só estava concentrado, pois eu tinha um único objetivo, “vencer a minha mente contra a Pampulha”. Continuava no fundo do buso, óculos escuros... me concentrando. Durante a viagem pra Pampulha, um corredor que estava esperando um buso no meio da chuva, foi chamado por todos os “twittersrun” pra uma carona até a largada.

Chegamos a largada e fomos diretamente a tenda da BHRace, assessoria de corrida de BH (uma das maiores de BH), devido a chuva, a barraca estava abarrotada de gente e eu ficava mais do lado de fora tomando chuva do que dentro da tenda...

...alguns amigos vieram falar comigo, pra perguntar como eu estava (pois estes não sabem como me concentro ou nunca me viram em estado de concentração), acabei cumprimentando algumas pessoas que vieram me conhecer como a @anetteloures, outros nem me cumprimentaram pois perceberam que eu estava em estado de concentração como a @julianabam. Bom, fiquei esperando alguns minutos na tenda enquanto a equipe da ESPN não vinha fazer a entrevista conosco, mas como não veio e já faltavam 30mins pra largada, acabei indo pra largada e me concentrar melhor.

No caminho da largada, me aqueci, dei meus trotes, tiros... Enfim, quando chegamos a largada, já haviam milhares de pessoas nas baias de largada, diante disso, tive que ir mais a frente e pular, quer dizer, passar debaixo do gradil pra poder ficar mais perto da linha de largada e poder correr com tranqüilidade. Comigo estavam meu amigo Guarnição e o J., que também pularam ou passaram por baixo. Neste momento, eu estava totalmente fechado, mudo, calado, ninguém podia falar comigo, pois estava focado. O J. até me desejou boa sorte, mas acabou recebendo de mim, apenas um sinal de positivo (Ele percebeu que eu estava concentrado).

Às 09:15, a buzina de largada... Como sempre faço nas provas que a Rede Globo transmite, sempre perco um tempo pulando que nem um macaco nas câmeras da Globo (E acabei aparecendo nelas!!! Segundo meu pai, treinador e amigos. Rsrs), passando a área das câmeras comecei a correr sério... E a chuva até certo ponto ajuda, pois me dou muito bem correndo com tempo mais frio, mas atrapalha, pois fica batendo a chuva no rosto e toda hora tinha que ficar passando a mão no rosto, meio como um para-brisa de carro... rsrsrs A cada Km que eu passava eu me sentia bem, ultrapassava muitas pessoas, o que me deixava mais motivado e energizado, as poças d’agua não me atrapalhavam, até ajudavam, enquanto os outros corredores corriam pela calçada, fazia o que a IAAF, chama de “caminho mais econômico” e com isso, ganhava mais posições, quebrava alguns corredores pelo psicológico, passava, deixava-os passar e passava e abria caminho (isso quebra o psíquico de qq um!!!). Passei a marca de 10K com 37:52, ai eu pensei... “se eu continuar neste ritmo faço abaixo de 1h10 e bato meu recorde na Pampulha” e continuei a minha batalha até que passei pelo 17K e visualizando a reta final, pensei... vou enfiar o pé e fechar bonito, quando vi o relógio lá longe virando 1h06 pra 1h07 comemorei!!! Consegui... consegui matar o fantasma da “Volta da Pampulha”... Segundo o site da Yescom, fechei a prova com 1h06m49s, com pace de 3:45/km. Nossa, fiquei tão feliz, que ao atravessar a linha de chegada gritei tanto, falava tanta coisa... rs Mas é sou eu... eu sou assim!!!

Segue fotos da prova, clicados pela Webrun:
http://www.webrun.com.br/fotos/commerceft/produto/listatempo/idEvento/536/numFotografado/2555/tb/4062/tl/4009


Final da prova, já na área de dispersão.
Créditos: Guto (@correguto)

Segue os ritmos por Km 1) 4:09; 2) 3:40; 3) 3:37; 4) 3:51; 5) 3:19 (acho que tava errado a medição); 6) 3:59; 7) 3:50; 8) 3:47; 9) 3:46; 10) 3:50; 11) 3:27 (acho que tava errado Tb!!) 12) 4:00; 13) 3:49; 14) 3:50; 15) 3:46; 16) 3:49; 17) 4:07 17,8) 2:29. Total: 1h06m49s

Como eu sempre faço, eu volto pra ajudar o povo que tá lá atrás sofrendo pra terminar, sempre com uma palavra de conforto, auxílio e ajudando os amigos in loco, como o fiz com a Lariza, eu vi que ela não estava bem e ele me pediu este auxílio, ficamos praticamente correndo os 2 últimos kms... vi que ela estava bem debilitada, então fui conversando, colocando uma injeção de ânimo no psicológico dela pra poder fazer com que ela não quebrasse nos últimos kms. A “soltei” faltando uns 200mts... ela conseguiu terminar a prova em 1h47m (Ontem recebi um email dela me agradecendo muito e me chamando de anjo da guarda. Faço isso porque gosto e gosto de ajudar a todos!!). Voltei novamente e no Km 17, encontrei meu amigo Frede e aí sim terminamos juntos. Na chegada encontrei o Cássio Politi e acabei sendo entrevistado pela ESPN Brasil para o programa “vamos correr” que será transmitido nesta sexta-feira as 21hrs.

Bom, pegamos o “Twittersbus” e entregamos cada atleta em seus hotéis e combinamos de almoçar no Restaurante mineiro “Dona Lucinha”. Arrumamos as malas e partimos pra Confins onde voltamos pra Sampa.
Olha, foi um Fim de Semana muito bom, muitas surpresas, euforia, tristezas.. teve de tudo um pouco.

É isso, agora o meu foco volta as provas longas... Meu próximo desafio deverá ser a Meia da Corpore em Abril/2010, lá quero bater meu recorde de Meia Maratona e fazer abaixo de 1h17!!

Vamos treinar!!!

4 comentários:

SMJ disse...

Anderson,
Incrível! Gostei muito do seu post. Resumo bem detalhado(rsrs) do final de semana. Mas um ponto me chamou mais atenção.Concentração. Comecei a correr com a BH Race têm 4 meses estou em 10Km. Tudo muito certinho, de acordo com minha treinadora. Em 2010 estou planejando fazer 1 meia maratona e, meu principal receio é quanto o psicológico. Mas tenho tempo para trabalha-lo. Sua concentração servirá muito de exemplopara mim.

Parabéns!

Anônimo disse...

Beleza Anderson.

Parabéns pelo tempo sensacional e por ter conseguido entrar em "Alpha" mesmo com tanta distração à sua volta.

No seu pace, acho que não dá nem tempo de ficar pensando em desviar de poça d'agua, né? rs

Sucesso pra ti, vc merece!

Abraços,
Shigueo

Antonio C R Colucci disse...

É isso aí Queniano maluco!!!
Sempre te encontro voltando nas corridas e acho que tô no caminho errado.
Parabéns de novo pelo ótimo tempo.
Nas próximas vezes que vc contratar a chuva, contrate só para o dia da corrida, tá? Na véspera não precisa.
Abraço
Colucci
@antoniocolucci
#Twittersrun

bibarusso disse...

Adorei o post, ainda faço uma prova com voces!
Beijinhos da Biba.